É Possível salvar os Jovens do Jogo Baleia Azul?

 Especialistas respondem

Profissionais da área de aconselhamento familiar cristão falaram com exclusividade ao Portal Guiame sobre as causas, efeitos e soluções para os jovens envolvidos no jogo ‘Baleia Azul’.

FONTE: GUIAME, POR JOÃO NETO

ATUALIZADO: QUINTA-FEIRA, 20 ABRIL DE 2017 AS 5:27

Jogo da ‘Baleia Azul’ envolve automutilação. (Foto: Passos 24 Horas)

“Quem tiver com vontade de entrar no Baleia Azul, não faça isso. Só vai te causar coisas ruins. Em vez de parar sua tristeza, só vai aumentar”. O depoimento dado pela jovem Mariana (nome fictício) mostra apenas a ponta do iceberg que tem se formado entre os jovens e adolescentes nas últimas semanas, devido ao jogo viral, que está deixando famílias inteiras preocupadas.

Originado na Rússia, o jogo consiste sempre em ocorrer da mesma forma: São 50 desafios diários, ditados por um curador (pessoa que comanda o jogo), revelados sempre por volta das 4h20 da madrugada. O contato entre curador e jogador sempre se dá via redes sociais (Facebook, Whatsapp…) e as “tarefas” começam aparentemente simples, mas vão ficando cada vez mais difíceis – como a automutilação – e, segundo a jovem confessou em seu depoimento, a última etapa chama os jogadores a tirarem suas próprias vidas.

Seis tentativas de suícidio por jovens já foram registradas em Curitiba e a polícia está investigando a relação destas ocorrências com o jogo.

A situação se tornou alarmante a tal ponto do deputado federal Marco Feliciano se mobilizar em favor das famílias dos jovens envolvidos. Ele presidirá uma audiência sobre o assunto no dia 2 de maio, em Brasília.

“O que me motiva é o desespero e despreparo dos pais. Que transferiram a responsabilidade da educação para o Estado, programas de TVs e smartphones. O silencioso grito dos nossos adolescentes são Reflexos da desconstrução das famílias que tem sido atacadas dioturnamente em sua base. Ou nos levantamos agora para uma conversa séria com a família ou não salvaremos nossas crianças”, declarou o parlamentar com exclusividade ao Guiame.