Jesus, O Vinho Novo em Odre Novo
Não se deita vinho novo em odres velhos; aliás, rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.
Mateus 9.17
O Senhor quer tratar cada pessoa como um odre, utensílio destinado a guardar o vinho. Essa é uma das causas de o homem necessitar do novo nascimento, uma obra feita no seu espírito (Jo 3.1-6). Após o pecado de Adão, todos nasceram mortos para com Deus separados dEle (Ef 2.1-3). Porém, quando se aceita Jesus como Salvador, o nosso espírito é recriado nEle. Sem essa experiência, ninguém recebe a unção do Santo Espírito, porque o vaso velho se romperá com o mover de Deus.
Antes de derramar Seu novíssimo vinho em você, a fim de torná-lo alguém separado, Deus tem de recriá-lo de novo. Nicodemos, uma autoridade do judaísmo, perguntou ao Mestre se o homem voltaria ao ventre materno para nascer de novo, e o Senhor respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus (Jo 3.5). Sem isso, o destino é o suplício eterno.