Mateus 21: 18 a 22

figueira seca 1024x683 1
figueira seca 1024×683 1

E, de manhã, voltando para a cidade, teve fome;
E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe:
Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente.
E os discípulos, vendo isto, maravilharam-se, dizendo: Como secou imediatamente a figueira?
Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes,
não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito;
E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.

Mateus 21:18-22

Por que Jesus procurou frutos na figueira sabendo que não era tempo da figueira dar seus frutos? A bíblia diz que Ele teve fome, tudo bem mas Ele poderia desejar comer qualquer outra coisa que não fosse este fruto especificamente. Então fica claro que Ele está nos dizendo algo com isso. Na verdade Ele está traçando uma metáfora onde a figueira representa alguém ou um grupo, ou uma nação. E é isso mesmo uma nação, a nação de Israel.
A figueira desde muito tempo foi usada para representar a nação de Israel, e Jesus se dirige a figueira alegando ter fome mas após amaldiçoar a árvore Ele segue e não se menciona sobre mais a fome, Ele segue nos ensinando sobre a fé.

“Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.”

João 1:4,5

As trevas são as almas viventes e seus sistemas sociais, somos nós aqui no mundo secular. Mas existe um povo uma nação especial, uma nação
escolhida para louvar adorar e ensinar a palavra de Deus aqui na terra; a nação de Israel.

A figueira iria secar imediatamente, iria secar a partir das raizes; a figueira teve as chances teve tempo para reconhecer e alimentar a Luz, os discípulos ficaram atônitos com o que viram sem entender o verdadeiro significado do ato do Mestre, não foi uma exibição de força, poder ou fé, mas um ato de grande significado e relevância, quem sabe para deixar marcado nos corações dos discípulos
deixar marcado em nossos corações, afinal ali se tratava de uma vida, sim uma vida vegetal que fora condenada a morrer e secar.

“Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.”

1 João 5:12

A figueira não dará mais seus frutos, secará a partir da raiz; isso mesmo, Israel não daria mais frutos do espírito
morreria e secaria espiritualmente, seria como uma nação comum igual as demais outras tantas por não compreender a Luz que resplandeceu na terra.
Deus na sua infinita presciência tem conhecimento das coisas em um eterno presente e a cegueira dos judeus foi para se cumprisse a Sua palavra e alcançar a humanidade e a todos quantos se converterem e amarem ao Deus de Israel, andando na Sua vontade e confiarem no sangue de Cristo para salvação.

“Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os
edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi
feito isto, e é maravilhoso aos nossos olhos? Portanto, eu vos digo que o reino
de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos”

Mateus 21:42-43 –

curso de teologia fad
Curso de Teologia Fatad

Aqueles que lançaram os fundamentos do reino de Deus sobre a terra, através de Abraão e da sua descendência, a nação de Israel, veio a rejeitar O Santo do
Altíssimo que há muito estava anunciado. Por isso Ele veio para o que era Seu e os Seus não O receberam.

“Se já de Sião viesse a salvação de Israel! Quando Deus fizer voltar os cativos do seu povo, então se regozijará Jacó e se alegrará Israel.”

Salmos 53:6

Oremos então a Deus: Senhor meu Deus e meu Pai, Obrigado, nós agradecemos por esta palavra que abre nossos olhos para as coisas espirituais; a parábola da figueira seca é uma passagem muito marcante para que esqueçamos, nós que cremos em Nosso Senhor Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossas almas, a Rocha de esquina, pedra de tropeço para os Judeus. Tudo para que se cumprisse a tua palavra, e nós os gentios que antes reputados e desprezados fossemos alcançados, enxertados no caule da oliveira e recebemos a benção da Paz e o direito de sermos chamados filhos de Deus.

Agradecemos em nome de Jesus Cristo Amém!