Como a graça de Deus nos dá o poder para viver de vitória em vitória

Ele aprendeu que os mandamentos de Cristo não são sugestões ou regras feitas pelo homem, mas os meios pelos quais Deus se revela a nós e trabalha poderosamente em nossas vidas. Como Jesus declara: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele” (João 14 : 21) .

Nosso relacionamento com Cristo deve ser de amor e comunhão. O Senhor nos aceita como somos, mas nos ensina maneiras práticas de amá-Lo e aos outros por meio de Seus mandamentos. Como Ele disse: “Doravante, não vos chamo servos; porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas eu vos chamo amigos; porque todas as coisas que ouvi de meu Pai, eu vos fiz saber ” (João 15:15) . 

Versículos adicionais sobre Seus comandos incluem estes:

  • “Nisto sabemos que o conhecemos, se guardarmos seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele ” (I João 2: 3-4) .
  • “Tudo o que pedimos, dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável aos seus olhos” (I João 3:22) .
  • “Nisto sabemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos” (I João 5: 2) .
  • “Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados” (I João 5: 3) . 

A definição de graça

A graça de Deus contém o poder de que precisamos para viver a vida cristã? É significativo notar que no Antigo Testamento, eles eram continuamente instruídos a “guardar [o que significa vigiar cuidadosamente] e fazer [o que significa obedecer]” os mandamentos. No entanto, no Novo Testamento, somos instruídos a simplesmente “guardar” os mandamentos porque o Espírito Santo nos dará o poder para cumpri-los. A Escritura declara: “A lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (João 1:17). 

É por esta razão que João afirma que “os seus mandamentos não são penosos” (I João 5: 3) . Versículos adicionais que afirmam o poder da graça incluem estes:

  • “Pois, se pela ofensa de um só, a morte reinou por outro; muito mais os que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Para que, assim como o pecado reinou na morte, assim também possa a graça reinar pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor…. Porque o pecado não terá domínio sobre vós; porque não estais debaixo da lei, mas debaixo [do reino da] graça ” (Romanos 5:17, 21 e 6:14) .
  • “Porque a graça de Deus que traz a salvação se manifestou a todos os homens, ensinando-nos que, negando a impiedade e as concupiscências mundanas, devemos viver de maneira sóbria, justa e piedosa neste mundo presente” (Tito 2: 11–12) . 
  • “Mas pela graça de Deus sou o que sou: e a sua graça que me foi concedida não foi em vão; mas trabalhei mais abundantemente do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus, que estava comigo ” (I Coríntios 15:10) . 
  • A graça de Deus é dada gratuitamente, mas pode ser resistida: “Olhando diligentemente para que ninguém falhe na graça de Deus; para que nenhuma raiz de amargura brotando vos perturbe, e assim muitos se contaminem ” (Hebreus 12:15) . 

Graça é certamente o favor imerecido de Deus. No entanto, isso é tudo o que a graça é? Deus nos dá graça para nos impedir de pecar e nos dá misericórdia quando pecamos . Graça e misericórdia têm funções diferentes e são listadas separadamente nas Escrituras. “Cheguemos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que obtenhamos misericórdia e achemos graça para socorro na necessidade” (Hebreus 4:16; ver também I Timóteo 1: 2, Tito 1: 4) .

Fonte: Institute in Basic Life Principles