Eclesiastes 9. 11 O Tempo E A Oportunidade Ocorrem A Todos.

Eclesiastes 9:11

a sorte de todos
a sorte de todos

Esse versículo é a receita do sucesso à nossa disposição, pois veio do Espírito Santo para nos dar a direção em todas as desafiadoras situações que enfrentaremos no mundo. Na vida é assim mesmo; quando menos esperamos, deparamo-nos com alguma arapuca infernal, cujo propósito é nos matar, roubar e destruir (Jo 10.10a). Ora, temos de enfrentar as provações com determinação e fé nAquele que providenciou a salvação.

Quando vem alguma tentação, é para o nosso ensino. Assim o Senhor disse: Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar (1 Co 10.13). Portanto, jamais se irrite nem fale algo inapropriado durante uma dificuldade, pois até a maneira de você se comportar é analisada.

Quem se prepara para servir a Cristo deve se apresentar a Deus aprovado como obreiro que sabe se comportar em todos os momentos (2 Tm 2.15), sejam bons ou maus; afinal, o Altíssimo estará à frente deles. O final da provação mostrará que estávamos bem instruídos, não negando nem desprezando Jesus. Deixar de honrar o Senhor nos levará ao precipício. Essa é a maior insensatez que alguém pode cometer, pois se perderá para sempre.

Pedro falou sobre a graça e a paz que podem ser multiplicadas. A graça é o mover do poder de Deus em nosso favor, ao sermos perdoados dos pecados, curados de enfermidades e, o melhor, termos o nosso espírito recriado em Cristo. O nosso espírito é a principal parte do nosso ser, a verdadeira pessoa. Com as bênçãos operadas pela graça divina, somos livres da condenação que veio sobre a humanidade com a queda de Adão no jardim do Éden.

seminrioteolgiconvelii1
seminrioteolgiconvelii1

A paz é um estado de espírito que, mesmo nas piores circunstâncias, nos garante tranquilidade para fazer e dizer o necessário, expulsando as perturbações que trazem o caos. O servo de Deus nunca deve se desesperar quando uma situação parecer irreversível. Com a paz, colocamos a cabeça no travesseiro e descansamos, mas, sem ela, ficamos aflitos e tomamos atitudes loucas, que nos trarão males sem fim.

A multiplicação mencionada por Pedro não acontece por acaso, porém ocorre com aqueles que têm a promessa divina como apoio nas suas orações. Ela vem quando conhecemos o Pai celestial e Seu Filho, os quais atuam juntos no que diz respeito ao Reino dos Céus. Por isso, jamais se angustie quando tudo indicar que Deus nunca mais o ouvirá. Ainda que as demais coisas falhem, o Senhor sempre cumprirá as Suas promessas.

O conhecimento necessário da Palavra nos é dado pelo Espírito Santo. Na Bíblia, está escrito: Voltei-me e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos valentes, a peleja, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes o favor, mas que o tempo e a sorte pertencem a todos (Ec 9.11). Deus nos guia!

Em Cristo, com amor,

Fonte: Igreja da Graça