Governo Cubano prende Pastores Evangélicos

revolta dopovo em cuba
revolta dopovo em cuba

O dia 11 de julho em Cuba foi marcado por um grande protesto, acontecimento histórico não visto a décadas. Milhares de pessoas foram presas, e entre elas pelo menos dois pastores evangélicos, conforme relatou um pastor que pedia oração para os dois que foram presos quando filmavam o movimento, e levados diretamente para uma prisão de Matanzas, em Cuba, para uma ala sob o controle do Departamento de Segurança do Estado.

Eles permanecem em isolamento sem contato com os familiares, sem nenhuma condição de higiene pessoal, eles são acusados de um crime de sedição que não cometeram”, compartilhou o pastor.

A insatisfação popular com os problemas econômicos estruturais que se potencializaram com o advento da pandemia, somando o atual poder de comunicação entre as pessoas por meio de aplicativos, postes de vídeos na internet, garantiu o aparente êxito do protesto que reuniu milhares de pessoas que estão insatisfeitas com a situação em que vivem.

O governo cortou a conexão oficial com a internet impossibilitando o tráfego digital entre as pessoas dentro e fora, provocando assim um isolamento no país.  

Cuba é o país que ocupa do 51º lugar na Lista de Países em Observação 2021. Cristãos que não concordam com as propostas para a nova Constituição são considerados oposição pelo governo. Além disso, aumentaram os incidentes de perseguição relacionados a censura, recusa de visto, impedimentos de deixar o país, detenções, monitoramento próximo e outras ações conduzidas pelo governo com foco em reprimir atividades cristãs