Liberdades Individuais
Os Baptistas sempre foram acérrimos defensores das liberdades individuais, por isso as igrejas locais são autónomas e embora cooperem fraternalmente entre si nenhuma delas está sujeita a outra ou a qualquer organismo central.
Cremos que a salvação é individual, apesar de todos sermos membros de um só Corpo, e constituamos portanto um colectivo. No entanto, cada um é chamado por Deus e atraído a Cristo de um modo muito particular. A Bíblia diz-nos que o Senhor chama a cada uma das Suas ovelhas pelo seu nome e conhece a cada uma delas desde a eternidade, amando-as com um amor eterno.
Por isso defendemos que cada indivíduo seja livre para expressar a sua fé ou incredulidade segundo os ditames da sua consciência. Mas o exercício duma tal liberdade pressupõe responsabilidade, honestidade e seriedade. A liberdade sem responsabilidade faz-nos cair na libertinagem e no caos anárquico. A liberdade sem honestidade é uma porta aberta à fraude, ao embuste e à propagação da mentira. A liberdade sem seriedade é leviandade e pode fazer-nos cair na barbárie.
Por isso, ao mesmo tempo que defendemos as liberdades individuais afirmamos ser a Bíblia a nossa única regra de fé e de acção. O homem só é plenamente livre quando libertado por Cristo vive em conformidade com a vontade de Deus.
No entanto, esta plena liberdade, fruto da nossa fé em Cristo, é uma dádiva de Deus e ninguém pode constranger seja quem for a crer em Jesus Cristo.
A nossa missão e responsabilidade é testemunharmos do Senhor na fidelidade a todo o ensino das Escrituras, sabendo que a obra de conversão e libertação dos pecadores só o Altíssimo, pelo Seu Espírito, a pode realizar.
Pastor Celestino Torres de Oliveira
Publicada por I Igreja Baptista de Lisboa à(s) 08:30