Não Se Pode Olhar Para Dois Caminhos ao mesmo tempo

dois caminhos
dois caminhos

Na passagem de Provérbios que lemos anteriormente, Deus nos diz, exatamente, como atentar para as Suas palavras: Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no meio do teu coração.

Não permita que seus olhos se afastem da Palavra de Deus; como Abraão, fortaleça-se na fé, olhando para as promessas de Deus e nada mais.

Assim como a única forma da semente cumprir sua tarefa é ser colocada no solo, também a semente incorruptível de Deus pode operar eficazmente em nós, quando é mantida em nosso coração. Não ocasionalmente, mas sempre. Muitos falham porque não fazem isso.

Devemos agir como os agricultores

Quando atentamos para a Palavra de Deus, não permitindo que nossos olhos se afastem dEla, e mantendo-A em nosso coração; a Semente está em boa terra (Lc 8.8), o tipo de solo que, segundo Jesus, produz  fruto, e sobre o qual Paulo diz que opera poderosamente (Cl 1.29).

Quando o agricultor lança a semente no solo, não cava todos os dias para ver se cresceu, mas diz:

“Estou feliz porque a semente está plantada” e crê que o que semeou germinará. Por que não temos a mesma na semente incorruptível, as palavras de Cristo, em relação às quais Ele mesmo disse que são espírito e vida (Jo 6.63) e cremos que elas já estão fazendo efeito, sem esperarmos para ver? Se o agricultor, sem promessa definida, pode ter fé na natureza, por que o cristão não pode ter fé no Deus que criou a natureza?

O salmista disse: Tua palavra me vivificou (Si 119.5)

Paulo nos diz que é a Palavra que opera poderosamente naquele que crê. Toda a Escritura é espírito e vida, e operará em nós quando A recebermos e

obedecermos a Ela.

Fazendo isso, podemos declarar como Paulo: E para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente

(Cl 1.29). Assim, a Palavra é o poder de Deus; é espírito e vida. Se o solo no qual essa Semente foi plantada pudesse falar, ele nos diria: “A Semente

operou em mim poderosamente”.

Três aspectos essenciais

A passagem de Provérbios nos mostra o método de obter-se os resultados das promessas da Palavra de Deus

1 Deve haver um ouvido atento: Às minhas razões inclina o teu ouvido.

2 Deve haver um olhar firme: Não as deixes apartar-se dos teus olhos.

3 Deve haver um coração que entesoura: Guarda-as no meio do teu coração.

Quando seus olhos estão voltados apenas para os sintomas e a sua mente está mais preocupada com eles do que com a Palavra de Deus.

Você tem no solo urna semente diferente daquela que produz o fruto que você deseja colher; tal semente é a da dúvida. É impossível semear cevada e colher trigo.

Seus sintomas podem apontar para a morte, mas a Palavra de Deus lhe garante a vida; você não pode olhar, ao mesmo tempo, para direções opostas.

Que tipo de semente você planta?

Não deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no meio do teu coração (Pv 421) Quer dizer, olhe firme e continuamente para a evidencia que Deus lhe dá para a fé.

Deus diz para todos os incuráveis: “Todo aquele que olhar para a palavra será salvo” Deve ser um olhar contínuo; não um mero vislumbre, mas não permitir que seu olhos se afastem da palavra.

Os motivos que chamam nossa atenção são poderosíssimos. É o nosso pai que está falando. Todo o céu está por trás das suas palavras. As verdades que Ele diz tem poder; são vida para todo aquele que as encontram, e cura não somente para a alma mas também para todo o corpo.

Um remédio que seja eficiente para curar uma única parte do corpo já é suficiente para deixar seu inventor milionário. Eis aqui um remédio para todo o corpo. Eis aqui o médico de habilidade infinita – Aquele que sara todas as tuas enfermidades (Sl 103,3b).