O Dia da Criança Africana e a Impunidade às agressões
A celebração do dia das crianças hoje, em todo o continente africano de muitas faces e crenças religiosas.
Infelizmente o continente africano não tem muito o que comemorar neste Dia da Criança Africana; os números de abusos dessas crianças continuam a aumentar e a impunidade também.
A Nigéria, é um dos países que há muitas crianças e adolescentes cristãos que lidam com a perseguição e são vítimas de sequestros, abusos e violência por seguirem a religião Cristã, muitas dessas crianças são sequestradas e entre outras violências, obrigadas a se converterem a religião islâmica.
Um caso recente, uma jovem nigeriana por nome Joy, desapareceu, de acordo com a Fundação Cristã Hausa (Hafco). Joy, uma aluna da escola do governo em Pampaida, não chegou em casa como de costume de todos os dias, provocando uma preocupação da família que logo começou uma busca por ela.
Após muitas buscas o chefe da aldeia de Rumi, em Ikara, ligou para o irmão da jovem e disse que a adolescente era mantida por Hamza Bello, o imã-chefe de Ikara. Joy também conseguiu enviar uma mensagem de texto para os pais implorando por ajuda por achar que sua vida estava em perigo.
Os pais chegaram à residência do imã, foram informados de que Joy agora se tornara muçulmana, e assim não poderia mais conviver com cristãos. Apesar dos apelos dos pais, o imã não a libertou.
Joy nasceu em uma vila na região de Rogo, no estado de Kano. Quando ela ainda era pequena, seu pai biológico morreu, e o reverendo Markus Ahmadu a acolheu quando ela tinha seis anos. Ele cuidou da educação da jovem desde o ensino fundamental até o ensino médio e finalmente a matriculou na escola secundária em Pampaida. A Hafco diz que Joy é uma das três meninas atualmente detidas contra a própria vontade no Norte da Nigéria e que até agora eles resgataram outras 13 de várias áreas da região mais ampla que caíram em destinos semelhantes. Ninguém foi levado à justiça por esses crimes, afirma a Hafco.
Leia mais sobre Igrejas Perseguidas