Podemos receber a salvação
pecado e julgamento encontram graça e misericórdia
Você já pegou algo que não lhe pertencia, disse uma mentira ou invejou os bens de alguém? Que tal odiar outra pessoa ou nutrir um coração lascivo? Quando somos honestos, cada um de nós admite ter feito coisas erradas .
Nossos motivos e ações errados – mesmo aqueles que parecem pequenos e insignificantes – nos condenam como pecadores: aqueles que erraram o alvo da santidade de Deus. Por causa do pecado, cada um de nós é condenado com justiça à separação eterna de Deus. Neste lugar de necessidade, Deus nos convida a ir a Ele e receber Seu presente de salvação .
O problema humano
A humanidade tem resistido e desobedecido consistentemente à Lei de Deus. Acreditamos nas mentiras de Satanás e nos rebelamos contra amar a Deus com tudo o que somos . Sendo santo e justo, Deus não tolerará nosso pecado. “As vossas iniqüidades [perversidade, mal moral] separaram-nos do vosso Deus, e os vossos pecados esconderam de vós o rosto …” (Isaías 59: 2, ESV).
Deus considera cada pessoa responsável por cada pensamento, palavra e ação. Quando você faz o que é errado, “o salário [ganho] do pecado é a morte …” (Romanos 6:23). Seu pecado o condena à separação eterna de Deus e ao sofrimento perpétuo no inferno. (Ver Mateus 13: 49–50.)
Seus esforços para reparar o erro que você cometeu não podem reverter o justo julgamento de Deus. Mesmo aqueles que são religiosos, moralmente retos e praticam boas obras não podem cumprir o requisito de justiça perfeita de Deus. “ Não há nenhum justo, não, nenhum …. Pois todos pecaram e carecem [de não cumprir a excelência da] glória de Deus ” (Romanos 3:10, 23).
Redenção divina
Além de ser santo e justo, Deus é misericordioso e amoroso. Ele projetou a raça humana para conhecê-Lo e glorificá-Lo. Deixamos de cumprir esse grande propósito e, em vez disso, nos tornamos escravos do pecado – mas Deus orquestrou um plano para nossa redenção . Ele providenciou um Salvador que pode nos libertar do pecado e restaurar nosso relacionamento com Deus.
Deus enviou Seu Filho, Jesus Cristo, ao mundo para cumprir esta missão . Jesus viveu uma vida perfeita e sem pecado em completa obediência a Deus. Ele voluntariamente tomou sobre Si a fúria da ira de Seu Pai contra nosso pecado; Ele sofreu e morreu em nosso lugar.
Após a morte e sepultamento de Jesus, Deus o ressuscitou dos mortos, proclamando assim a divindade de Jesus e validando Seu sacrifício em nosso lugar. (Ver Romanos 1: 1–4.) “Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando [fazendo um inventário de] suas transgressões…. Pois ele o fez pecado por nós, aquele que não conheceu pecado ; para que nele possamos ser feitos justiça de Deus ” (II Coríntios 5:19, 21).
O Evangelho de Jesus Cristo
Na Bíblia, muitos versículos explicam o que Deus fez por meio de Seu amor por nós. Abaixo estão várias referências contando as boas novas da salvação em Jesus Cristo.
- “O salário do pecado é a morte; mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor ” (Romanos 6:23).
- “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna . Pois Deus não enviou seu Filho ao mundo para condenar o mundo; mas para que o mundo seja salvo por ele ” (João 3: 16-17).
- “Deus recomenda seu amor para conosco, em que, enquanto éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós ” (Romanos 5: 8).
- “A bondade e o amor de Deus, nosso Salvador, para com o homem apareceram, não pelas obras de justiça que praticamos, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou pela lavagem da regeneração e renovação do Espírito Santo; que ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador ” (Tito 3: 4-6).
Quando você crê em Jesus Cristo, aceitando o dom da salvação de Deus, você é justificado (declarado livre da culpa e da penalidade do pecado) diante de Deus por causa do que Jesus fez. Deus perdoa todos os seus pecados. Seu relacionamento com Deus é restaurado; você se torna Seu filho . (Ver I João 3: 8–10.) Você foi redimido da escravidão do pecado e passará a eternidade no céu com Deus. (Ver Romanos 6:22.)
O Espírito Santo habita em cada crente. Ele é “o Espírito de adoção, por meio do qual clamamos, Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus : E se filhos, então herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo … ” (Romanos 8: 15-17).
Aceitando o presente de salvação de Deus
Para receber a redenção que Deus providenciou para todos nós por meio de Jesus Cristo, creia na verdade. Volte-se para Deus. A Bíblia diz: “ Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo ” (Atos 16:31). “Arrependei-vos, portanto, e voltai-vos, para que os vossos pecados sejam apagados” (Atos 3:19, ESV). “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Atos 2:21).
Isso parece muito simples para ser verdade? A verdade de Deus é simples. Você pode acreditar Nele. Humilhe-se como uma criança e admita sua necessidade de Deus. (Veja Marcos 10:15.) Afaste-se do pecado. Venha para Jesus . Ele acena para você de braços abertos. Ele já comprou a sua salvação – você vai recebê-la como um presente Dele?
“Sendo justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo : por quem também temos acesso, pela fé, a esta graça em que estamos e nos regozijamos na esperança da glória de Deus” (Romanos 5: 1-2) .