
Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?
Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.
Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
O Significado da Fé que Abraão Teve
Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.
Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo:
Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.
Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.
Aplicação Prática da Fé de Abraão Até Hoje
Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão.
Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão.
E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que creem, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada;
E fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, que tivera na incircuncisão.
Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.
Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada.
Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão.
Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós,
(Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.
O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.
O Selo da Circuncisão e a Fé de Abraão
E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.
E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus,
E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.
Assim isso lhe foi também imputado como justiça.
Ora, não só por causa dele está escrito, que lhe fosse tomado em conta,
Mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor;
O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.
Romanos 4:1-25
O Contexto e Uma Chave Bíblica de Romanos 4: 17
O texto de Romanos 4:1 a 25 é mais uma prova do quanto o apóstolo Paulo era inspirado pelo Espírito Santo de Deus. Devemos estudar a palavra do Senhor sem pressa, com a mente focada e sem distrações; como dizia o rei David: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. (Salmos 119:11)
Antes de abrir a bíblia para estudar devemos orar pedindo a Deus que abra nossos olhos e nossa mente para absorvermos o melhor possível o conteúdo e que possamos aplicar no dia a dia em nossas vidas. A bíblia não é apenas um livro cheio de conjuntos de regras de práticas religiosas. Ela é a palavra do Criador cheia de poder espiritual e contém códigos que pode operar ou não, dependendo da postura de quem a ler; códigos de transformação de ativação espiritual, um pedaço da própria fonte divina quando entendido de verdade.
A Fé Que Chama As Coisas Que Não São Como Se Já Fossem.
Existem 2 tipos de pessoas de fé: Os do tipo “1” que vivem milagres intensos, e outras do tipo “2” que mesmo com fé, passam a vida toda esperando uma mudança que nunca chega. Os do tipo 1 vivem e agem como se já tivesse recebido as suas bençãos então as promessas se realizam. Os do tipo “2” passam anos esperando o tempo certo que irá acontecer as promessas, como tentando merecer algo que no fundo já foi dado mas ele não vê com os olhos da fé que diz:
Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.
Romanos 4:17
A fé parada sem obras é morta; que só espera e nada acontece nada recebe. Ele nos fala da fé que decide, da fé que age, daquela que, mesmo sem ver nada ainda, escolhe acreditar e se comportar como se já tivesse acontecido. E é exatamente isso que esse versículo provoca dentro da gente. É como se o Criador tivesse deixado uma chave no meio de tantos textos sagrados. Uma chave que não exige sofrimento, nem esforço em excesso; exige apenas visão, movimento e bom animo.
Gostou disso? Então deixe o seu gostei e compartilhe assim ficaremos mais animados para continuar essa caminhada de fè.